Buscar
  • WellsCo.

Startando sua start UP!

Startando sua start UP!

Você, que está iniciando seu negócio, e na maioria das vezes se vê com tantas frentes de atuação para atacar (finanças, marketing, desenvolvimento de pessoas, infraestrutura, tecnologia, atrair clientes, atendimento), fica a seguinte questão: por onde devo começar? E afinal: existe o caminho “certo”?


Se você está esperando a resposta certa para sua pergunta eu te digo: o caminho se aprende caminhando.


Porém, dá sim pra você aprender com quem já passou por essa jornada e prestar atenção a alguns detalhes nesta jornada que irão facilitar um pouco o percurso.


São eles:


- Time

- Foco do cliente

- Finanças


Seu time deve ser seu aliado. Portanto: ouça, acompanhe, ajude, direcione, treine, aprenda com eles.


Foco do cliente: Entenda o negócio do seu cliente, entenda sua necessidade, sua dor, o que ele precisa e porque ele precisa e a partir daí você poderá ajudá-lo. Existem muitos por ai interessados em apenas vender e não entendem muitas vezes que a necessidade do cliente é totalmente diferente daquela que está sendo apresentada.


Finanças: tenha controle do seu negócio. Isso significa ter controle de todos os custos, despesas e receitas. Acompanhar de perto, entender os gargalos, onde está o seu maior custo e onde você está gastando maior energia operacional e estratégica.


Portanto, elabore controles financeiros que será seu melhor aliado neste momento de Start, sugerimos:


Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC):


Fluxo de Caixa é um Instrumento de gestão financeira que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado.

Neste relatório, recomendamos pelo menos uma projeção de 3 (três) meses projetados.


Profit and Loss Statement (P&L):


Esse controle auxilia no processo de planejamento, controle e avaliação da rentabilidade do seu negócio.


Recomendamos um “controle simples” com as linhas de receitas, despesas e custos o mais analítico possível, assim você poderá tomar decisões e acompanhar a saúde financeira de sua start up.


No relatório, você poderá controlar e acompanhar:

- Receitas operacionais, receitas financeiras

- Despesas variáveis

- Custos, inclusive de fabricação e administrativos

- Margens de lucratividade

- CAPEX (investimento de capital)

- OPEX (manutenção)


É importante destacar que os fatores que compõem o P&L se modificam conforme o tipo de negócio da empresa, contendo outras variáveis, mas essas costumam ser as mais comuns.


22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo