Whatsapp

O impacto das medidas anunciadas pelo governo para incentivar a economia

data

Mais
Notícias

Estamos vivendo um momento desafiador, principalmente no que se refere a gestão financeira dos nossos negócios.

As microempresas estão sofrendo um grande impacto gerado pelo momento atual.

Algumas medidas que foram tomadas pelo governo para incentivar a economia geraram muitos questionamentos e também muitas dúvidas.

Questões como: Devo manter o quadro dos meus profissionais? Como funciona o processo de redução de salário? Reduzo ou não o salário dos profissionais? Quais impostos devo ou não pagar? Como decidir o que devo pagar?

O primeiro passo é: olhe o planejamento financeiro de seu negócio, isso é o fator crucial neste momento para você entender a saúde financeira da sua empresa, e definir então, de forma estratégica, o que deverá ser priorizado na sua tomada de decisão.

Caso você não tenha um planejamento, o que ocorre com a maior parte dos empreendedores, coloque todas as receitas dos próximos 6 meses e todas as suas despesas. Analisando linha por linha, você conseguirá visualizar quais são as linhas de maiores gastos e o que é possível reduzir. Este é o momento de cortar todos os gastos excessivos.

Com isso feito, o próximo passo é: analisar quais são os impactos da economia no tipo de atividade que sua empresa atua, e então, fazer uma segunda análise: isso impactará no trabalho do meu time? Ou seja, eu terei profissionais que ficarão sem atividade, impactados pelo momento atual? Se sim, é possível remanejar esse profissional para uma outra atividade? Se a resposta for não, está na hora de avaliar qual a necessidade de manter esse profissional com a carga horária vigente ou com uma possível redução de carga horaria, ou se pensar até mesmo em prover férias durante esse período. De forma bem clara, cada caso é um caso a ser avaliado, mas de forma muito minuciosa, pois os impactos de uma decisão de realocação, redução, férias ou até mesmo uma possível demissão, são fatores críticos e geram impacto ao seu negócio. Existem medidas de incentivo do Governo de financiamento para pagamento do salário dos profissionais por até 02 meses, desde que não ocorra demissão dos mesmos no mesmo período.

Em relação ao pagamento de impostos, nossa dica é: procure a empresa que presta a consultoria de seu negócio, pois de acordo com a atividade, existem medidas que variam de acordo com a atividade. Fundamental aqui é entender que há como realizar a postergação de pagamento dos impostos de acordo com a atividade, mas lembrando que, a prorrogação hoje será o pagamento de amanhã, ou seja, seu planejamento de caixa deverá refletir no futuro o impacto deste não pagamento hoje.

O ponto principal de atenção aqui é: antes de tomar qualquer ação de corte de gastos, faça uma análise dos impactos e riscos envolvidos, para que isso no futuro não reverta de forma a prejudicar o caixa do seu negócio.

plugins premium WordPress